CMA BLOG

DICAS

Acne na mulher adulta

A acne apresenta-se com uma variedade importante de lesões: desde os comedões (¨cravos¨) até lesões inflamatórias de leves a intensas, podendo evoluir ou não com cicatrizes. É tradicional na adolescência, mas observa-se uma incidência crescente em pacientes na idade adulta, principalmente em mulheres.

O acometimento da acne na idade adulta ocorre mais comumente na região perilabial e da ¨barba¨, prolongando até o pescoço.

Se a acne for intensa ou o quadro vier acompanhado de excesso de pelos,oleosidade na face e no couro cabeludo ou até mesmo de irregularidade menstrual ou obesidade, cabe uma investigação hormonal direcionada.O dermatologista avaliará também outras causas de acne, como o uso de cosméticos inadequados ao tipo de pele do paciente,uso de medicações,dentre outras.

Outro distúrbio comum associado à acne é a chamada acne escoriada que ocorre quando a paciente, normalmente, usa a unha para manipular as lesões.Este fator está relacionado à ansiedade e a paciente relata uma vontade irresistível de mexer.Neste caso, notamos mais manchas e maior tendência a cicatrizes, dependendo da intensidade do distúrbio.Além das medicações tradicionais, em alguns casos, é interessante o uso de medicações para controle da ansiedade, mas sempre com o acompanhamento médico.

O sucesso do tratamento dependerá da disciplina do paciente e do acompanhamento dermatológico adequado, já que o resultado não costuma ser imediato. Portanto,é importante o esclarecimento de todas as dúvidas.É muito comum o paciente utilizar medicações divulgadas na mídia,mas sem saber se é a mais adequada para o seu caso.O tratamento é individual e se baseia na investigação dermatológica.

Há uma série de medicações tópicas que poderão ser utilizadas com efeitos anti-inflamatórios, antibacterianos, comedolíticos (que controlam a formação dos comedões),seborreguladores (para controle da oleosidade excessiva). Além do ác.retinóico, peróxido de benzoíla, estudos recentes demonstraram bons resultados com os alfa-hidroxiácidos e ácido azeláico, principalmente em terapias combinadas. A higienização e a hidratação que visam manter a umidade natural da pele deverão ser feitas com produtos indicados pelo dermatologista. É importante salientar que com o uso de medicações que visam remover excesso de oleosidade, poderá haver um ressecamento intenso da pele, o que resultará em piora da acne. Além disso, existem os tratamentos através de comprimidos e cápsulas,incluindo antibióticos, isotretinoína oral e até mesmo o uso de medicações para controle hormonal, dependendo do resultado de exames e das manifestações do paciente.Nota-se também benefício com a indicação de peelings adequados.Existem casos em que a limpeza de pele com profissionais qualificados é bem recebida.

Como se pode notar, o tratamento e a investigação de acne não é tão simples quanto parece, principalmente nos casos de acne da mulher adulta. Procure, portanto, um dermatologista para realizá-lo da melhor forma possível a fim de evitar sequelas e frustrações futuras.

LEIA TAMBÉM

Endereço

Rua Pedro Caneppa, 100 – Centro – Paracambi - RJ

Contato@clinicacma.com.br

(21) 2683 5095