CMA BLOG

DICAS

Cuidados na gestação

Sabe-se que a gestação traz uma série de mudanças,inclusive hormonais, o que acarreta alterações em pele, cabelo e unhas. Essas alterações variam de paciente para paciente e de gravidez para gravidez. Portanto, torna-se necessário um acompanhamento dermatológico individualizado.

Os distúrbios pigmentares são bastante comuns neste período. Dentre eles, o melasma se destaca. Este se caracteriza por manchas acastanhadas variando do marrom-claro a escuro ou acinzentado. Geralmente é localizado na face simetricamente , mas também pode acometer regiões como o “V”do decote e membros superiores. Neste caso, o dermatologista poderá prescrever substâncias clareadoras e para manutenção permitidas na gestação, além da indicação do filtro solar mas adequado ao tipo de pele. Além do melasma, a gestante pode notar um aumento de “sinais” e de pigmentação na linha central do abdome ( linha alba) e em outras regiões corporais. Os sinais deverão ser examinados e acompanhados. Já as outras pigmentações costumam ser efêmeras.

Outra manifestação temida são as estrias. A hidratação é importante e a indicação do melhor produto também deverá ser feita pelo dermatologista.O tratamento é direcionado principalmente para áreas com maior ganho de volume como abdome,coxas ,culotes e mamas. É sempre importante um acompanhamento nutricional adequado para evitar o ganho ponderal excessivo.

Com a variação hormonal intensa, algumas pacientes se queixam de acne. Existem medicações apropriadas para o controle da oleosidade e da acne durante a gestação e este quadro deverá ser acompanhado para evitar cicatrizes e manchas residuais indesejáveis.

Algumas pacientes relatam unhas mais resistentes e cabelos mais sedosos, outras se queixam de queda capilar e de fragilidade ungueal. Mais uma vez ressalto a importância do acompanhamento nutricional adequado e,em alguns casos, de suplementação vitamínica que deverá ser feita com o acompanhamento do dermatologista e do obstetra.

Além de todas estas manifestações, existem patologias cutâneas próprias da gestação. Portanto,na presença de qualquer alteração, procure o seu médico. Não proceda com auto-medicação.

Com todos os cuidados,você poderá apreciar este período tão especial e único na vida da mulher e o viver plenamente.

LEIA TAMBÉM

Endereço

Rua Pedro Caneppa, 100 – Centro – Paracambi - RJ

Contato@clinicacma.com.br

(21) 2683 5095